Zanini

Por Zanini em
6 de junho de 17

Solução Digital: 4 dicas para escolher a ideal para o seu negócio

Solução Digital: 4 dicas para escolher a ideal para o seu negócio

Ganho de produtividade, redução de custos, automação de processos, melhorias na facilidade de comunicação entre os membros da equipe… Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios que a tecnologia é capaz de trazer para os negócios. Mas antes de escolher a solução digital ideal para a sua empresa, é preciso tomar alguns cuidados.

Então continue lendo, porque nesse post separamos 4 dicas sobre os principais aspectos que você precisa levar em conta ao contratar uma agência especializada na criação de produtos digitais.

1. Pense na usabilidade

A usabilidade é um conceito relacionado à facilidade com que as pessoas conseguem utilizar um objeto, ferramenta ou um sistema. É um fator decisivo para a escolha de soluções digitais, porque pessoas que sentem dificuldades em interagir com elas simplesmente vão procurar por outras alternativas e deixarão de usá-las.

Sendo assim, certifique-se que a agência contratada gere protótipos para que você e a sua equipe testem se as funcionalidades planejadas realmente serão intuitivas e simples de usar. Afinal, o objetivo de um projeto digital é diminuir os esforços e economizar o tempo do time, e não o contrário.

2. Preocupe-se com a segurança

Quando as empresas trabalham com ferramentas digitais, precisam tomar muito cuidado com a segurança dos dados. Além de lidarem com informações sensíveis de clientes e parceiros, as organizações também trabalham com seus próprios dados internos nesses sistemas. E se esses dados caírem em mãos mal-intencionadas, os prejuízos para o negócio podem ser irreparáveis.

Por isso, é importante que a sua solução digital atenda às normas de segurança de nível corporativo. Ela deve contar com medidas adequadas de acesso, backup e armazenamento de senhas e outros tipos de dados confidenciais.

3. Confira se a solução será acessível de dispositivos móveis

Muitos profissionais trabalham com visitas ao cliente ou eventos da área de atuação da empresa, e precisam acessar os sistemas da organização de seus smartphones ou tablets.

Por esse motivo, pode ser importante que a solução fique disponível para acesso móvel, para que o colaborador possa utilizá-la onde quer que esteja (desde que haja conexão à internet).

Nesse sentido, também temos que considerar a responsividade da ferramenta. Um layout responsivo é aquele que se adapta ao tamanho da tela do utilizador. Para que o usuário tenha uma boa experiência de uso, independentemente do dispositivo, o site, software, ou aplicativo adéqua a sua aparência e a disposição dos elementos automaticamente.

4. Avalie customizar uma solução digital existente

Talvez já exista uma solução digital para as necessidades da sua organização, mas sejam necessárias pequenas alterações para moldar os recursos a certas particularidades da empresa.

Muitas ferramentas como programas de CRM ou softwares de automação de marketing já atendem bem a maior parte dos negócios, mas quando você for escolher uma solução para o seu negócio, pode ser necessária alguma customização.

Em geral, a customização custa menos e demanda um tempo muito menor se compararmos ao desenvolvimento de um sistema desde o princípio.

Portanto, procure analisar as características de usabilidade, segurança, responsividade e customização antes de decidir que tipo de solução utilizar na sua empresa. Conhecer esses fatores dará a você a base e a confiança para fazer a melhor escolha.

Curtiu o post? Notou como alguns detalhes são essenciais na determinação da solução digital ideal para o seu negócio? Então siga-nos nas redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn) e acompanhe as nossas próximas dicas!