Lorena Couto

Por Lorena Couto em
5 de abril de 17

Aplicativos institucionais ainda são úteis?

Aplicativos institucionais ainda são úteis?

Aplicativos Institucionais

Apesar dos aplicativos institucionais não serem os mais indicados, existem casos que não se tem muita escolha, partindo deste ponto, escrevemos um artigo que irá te ajudar a melhorar um pouco este cenário.

Então sua empresa está com um aplicativo institucional, ele está nas últimas fases de publicação ou já está disponível para o mercado. Pode ser também que ele está nos planos iniciais, o desenvolvimento ainda nem começou.

A expectativa de sucesso é grande, afinal, qual grande empresa hoje não possui um ou mais aplicativos institucionais? O objetivo é auxiliar na fidelização, realizar novas vendas e incrementar o relacionamento com o cliente.

Você mesmo diariamente acessa notícias, realiza transações bancárias e faz compras por meio de aplicativos, seja no smartphone ou no tablet.

Contudo, o grande desafio para um app mobile é reter o cliente, fazer com ele sinta valor e utilize o aplicativo de sua empresa. Essa não é uma tarefa fácil, considerando que existem cerca de 3 milhões de outros aplicativos no Google Play e Apple Store.

Conseguir que o de sua empresa seja um sucesso, diferenciando-se da concorrência, é algo que requer uma excelente estratégia. Portanto, confira nossas dicas para fazer o seu aplicativo institucional se destacar em meio a tantos disponíveis!

Estratégia integrada

O primeiro ponto para que seu aplicativo não caia no esquecimento do cliente é: ele deve ser criado a partir de uma estratégia completa, que leve em consideração diferentes pontos. Damos a isso o nome de uma abordagem integrada.

Considere a seguinte situação: o aplicativo institucional foi criado para solucionar um único problema do cliente, e ele faz isso de forma eficiente. Então, assim que o app soluciona a questão, ele não tem mais motivos para manter esse aplicativo instalado, consumindo espaço na memória de seu smartphone.

O resultado é um cliente satisfeito, mas que usou o app apenas pontualmente, impossibilitando um maior relacionamento, posteriores vendas de up-sell entre outros benefícios.

Para cativar o cliente, seus aplicativos institucionais devem oferecer algo mais, para além do único problema ou questão pontual que ele pretende solucionar, algo que o faça utilizar e manter o app instalado.

Marketing de Conteúdo

Uma excelente junção de estratégias é unir o aplicativo institucional ao marketing de conteúdo realizado pela empresa. O app institucional é uma oportunidade para compartilhar com o seu cliente os conteúdos e insights produzidos com base nas necessidades dele.

Ao oferecer conteúdos de qualidade, que façam sentido para seu público-alvo, você auxilia na fidelização do cliente e oferece mais motivos para que ele permaneça com o app instalado, aceite receber notificações e alertas.

Promoções Exclusivas

Outra forma para que seus aplicativos institucionais mantenham-se úteis é oferecer para a base de clientes algumas promoções exclusivas, que sejam ofertadas somente por meio do app. Esse é mais um incentivo para que ele continue utilizando e mantenha-o instalado no smartphone.

Ampliando o escopo dos aplicativos institucionais e aliando-os a outras estratégias, como o marketing de conteúdo, fará com que seus clientes utilizem o app continuamente, gerando retorno para a empresa.

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