Zanini

Por Zanini em
28 de julho de 17

Seu app é útil? Veja como criar aplicativos úteis para o usuário.

Seu app é útil? Veja como criar aplicativos úteis para o usuário.

Os aplicativos deixaram de ser simples diversão e se tornaram verdadeiras ferramentas de venda e engajamento para as empresas que buscam uma relação mais próxima com o cliente.

Com tantas vantagens trouxeram muita concorrência para esse mercado. Então, como criar um app capaz de se destacar com tanta competitividade entre aplicativos? Nós te damos algumas dicas:

Preocupe-se com o essencial

Um grande erro de empresas que entram no mundo dos aplicativos mobile é tentar abraçar o mundo com a sua solução. Sem foco no planejamento, se perdem no meio do caminho e tentam colocar todas as funções que acham interessantes em um lugar só.

Esse tipo de aplicativo dificilmente faz sucesso. O mercado de apps funciona à base de nichos e praticidade, por isso tente reduzir as ideias para apenas o núcleo do serviço que sua empresa quer oferecer.

Priorize a experiência

Praticidade é uma palavra-chave quando falamos de competitividade entre aplicativos. Se o app da sua empresa for difícil de usar, ou frustrante para o usuário, ele não pensa duas vezes antes de desinstalar e procurar uma alternativa.

A experiência deve ser sempre o guia do planejamento. A empresa precisa entregar o que o cliente quer e surpreendê-lo. Os aplicativos, por serem usados diariamente e estarem em um dispositivo tão pessoal como o smartphone, são grandes motivadores de uma conexão emocional.

Seja social

Conexão é outro fator importante na hora de criar um app competitivo. Tente incluir algum tipo de caráter social na solução da sua empresa, seja uma ferramenta de compartilhamento simples até a gamificação do serviço.

Socializar o aplicativo reduz o custo de aquisição de novos usuários, aumenta a relação emocional entre empresa e cliente, além de melhorar a imagem do seu produto — podendo até viralizar e colocar o seu negócio em um patamar acima da concorrência.

Conte com uma agência parceira

Para facilitar o planejamento e garantir esses resultados positivos no app da sua empresa, o melhor caminho é contratar uma agência especialista na elaboração estratégica de aplicativos.

Muitas empresas têm dificuldade em ver o valor que esse tipo de solução terceirizada traz para o seu produto, por isso tentam criar um app por conta própria que dificilmente atinge o mesmo nível de qualidade.

É nessa hora que os profissionais antenados encontram um espaço e uma oportunidade para ultrapassar a concorrência. Com a ajuda de uma parceira desenvolvedora, é possível extrair o máximo de cada uma das dicas acima e ter em pouco tempo o melhor serviço para o usuário.

Afinal, com tanta competitividade entre aplicativos, o que determina os vencedores é a velocidade com que eles se adequam e acompanham os hábitos do seu público. Se você está planejando colocar a sua empresa à frente do mercado, precisa de muito planejamento, saber bem o que quer e contar com ajuda especializada.

E aí, gostou do artigo? Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, ou está com uma ideia para o aplicativo da sua empresa, deixe seu comentário aqui embaixo!