Zanini

Por Zanini em
7 de junho de 17

4 motivos para investir na criação de um aplicativo

4 motivos para investir na criação de um aplicativo

Criar aplicativos pode ser um bom caminho para uma empresa consolidar seu modelo de negócios. Versáteis, esses softwares para smartphones proporcionam um contato mais direto com clientes, facilitando o relacionamento, a fidelização e o suporte pós-vendas.

Além disso, o aplicativo pode ser parte fundamental da estratégia de vendas de uma empresa, com uma experiência de usuário imersiva, que permita formas de interação diversas.

Nesse artigo, selecionamos 4 motivos para investir na criação de um aplicativo; confira!

1. Criar aplicativos aumenta as vendas

Um bom aplicativo pode ser um facilitador de vendas para a empresa. Quando ele é estruturado em torno de uma boa experiência de usuário, é possível desenvolver um ambiente mais conveniente e controlado para que os usuários façam compras diretamente no smartphone.

Em alguns modelos de negócio, outras opções para facilitar as vendas podem ser utilizadas, como a disponibilização de cupons de desconto para quem estiver cadastrado no aplicativo ou a simples conveniência de poder pagar a conta de um restaurante, por exemplo, diretamente na mesa, no próprio celular, sem precisar passar pela burocracia de chamar o garçom e pedir a máquina de cartão de crédito.

Como é uma ferramenta versátil, o aplicativo pode estar presente em diversos momentos da jornada de compra, englobando-a por completo ou em apenas algumas etapas, o que será definido pela estratégia e pelo segmento da empresa.

2. Fortalece o relacionamento com os clientes

Aplicativos são uma maneira de estreitar os laços entre empresa e usuário. Como eles estão no smartphone da pessoa, é possível enviar notificações de promoções, oferecer conteúdo e acionar a base de clientes da organização com diversas ações criativas.

Dependendo do tipo de negócio, o aplicativo pode funcionar com um centralizador das ações de marketing de relacionamento da empresa, convidando o cliente para eventos de uma maneira mais próxima e direta, coletando feedback frequente dele sobre os produtos e serviços da organização.

3. Aprimora a fidelização

Aplicativos podem ser ótimos como ferramenta para a fidelização de clientes. Eles podem fazer a contagem de vezes que um cliente utiliza um serviço ou compra um produto para depois oferecer recompensas virtuais ou reais e incentivar o retorno dele.

Uma empresa de bebidas poderia criar um aplicativo que use a câmera do celular para permitir que o usuário escaneie códigos promocionais na embalagem do produto e a cada dez unidades consumidas esse cliente ganhará um cupom de desconto, por exemplo.

4. Cria um meio de atendimento direto

Um aplicativo também pode ser mais um canal de acesso do público ao atendimento e suporte da empresa. Quando existe a necessidade de entrar em contato com a organização, o cliente sempre vai buscar pela presença dela nas interfaces e mídias que ele mais utiliza.

Com um aplicativo que tenha a opção de contato com a empresa, o cliente pode resolver suas demandas com mais comodidade e isso minimizará sua insatisfação com um produto ou serviço da companhia.

Criar aplicativos que funcionem como ferramenta de atendimento direto é também uma forma de desenvolver com mais profundidade a experiência geral do cliente com a empresa, aumentando a interação de forma positiva.

Entendeu esses 4 motivos para criar aplicativos para a sua empresa? Consegue pensar em mais uma boa razão? Conte para a gente nos comentários!