Zanini

Por Zanini em
23 de junho de 17

Inovação e tecnologia: como usá-las em sua estratégia de Marketing

Inovação e tecnologia: como usá-las em sua estratégia de Marketing

A tecnologia impactou significativamente a comunicação. E não parou por aí: toda indústria e economia foram completamente afetadas também.

Nossas relações pessoais e formas de consumo mudaram significativamente. Portanto, é inegável que estar atento às novidades tecnológicas é um aspecto muito importante para tomar boas decisões.

Leia o artigo e entenda o como a inovação e tecnologia no marketing afetam a sua empresa!

Qual é a consequência da inovação tecnológica para as empresas?

A tecnologia impacta a capacidade de coletar e organizar dados de marketing. Também influencia diretamente sobre a escolha dos canais que a organização pode usar para alcançar os consumidores.

Podemos usar como um bom exemplo a criação de sites versus a tecnologia mobile. Quando smartphones e dispositivos móveis tornaram-se populares, as empresas sentiram grande necessidade de fazer com que seus sites pudessem ser exibidos em qualquer tela.

Anúncios e outros formatos de mídia também tiveram de ser adaptados a essa crescente demanda. Hoje, o maior volume de acessos à internet é mobile, portanto um site responsivo é requisito fundamental para garantir sua presença online e evitar perda de vendas e visibilidade.

Uma empresa deve sempre considerar a influência das novas tecnologias para manter sua audiência digital. Isso inclui não apenas estar de olho nas principais ferramentas, mas também prestar atenção aos principais locais digitais e comportamentos de seus potenciais clientes.

Como a inovação gera mudanças no consumidor?

O consumidor também é impactado pela inovação tecnológica. A mudança que o mundo digital realizou na forma de consumo não está encerrada: ela é permanente e cada grande mudança pode gerar profundos impactos nas vendas.

Um bom exemplo é o caso do Uber. Trata-se de um “m-commerce” — comércio por meio de mobile”. Quando começaram a aparecer as primeiras empresas de m-commerce, muitos analistas afirmaram que essa tecnologia não iria prosperar. No entanto diversos aplicativos, em especial o Uber, só cresceram em número de usuários, contrariando as opiniões mais conservadoras.

O caso do Uber é ainda mais emblemático pelo fato de receber uma forte oposição por parte da indústria tradicional de transportes. Fora as sanções legais que fizeram com que a empresa fosse até mesmo proibida de atuar em algumas cidades.

Mas nenhum desses esforços foi suficiente para derrubar o serviço: ele cresce exponencialmente a cada dia, inclusive nos locais em que é proibido. O impacto da tecnologia foi tão forte que muitos serviços similares surgiram e os taxistas passaram a usar aplicativos, modernizando seu aparato tecnológico.

É uma revolução imparável que só ocorreu por estar perfeitamente de acordo com os hábitos e necessidades do novo consumidor.

Inovação e tecnologia no marketing: como lidar com tantas opções?

É importante estar ciente de que é impossível conhecer e testar todas as ferramentas e tendências existentes. A atitude correta não é estar desesperado por se alinhar com tudo o que existe de novo, e sim o que é realmente relevante para o seu público.

E o mais importante é estar aberto às novas maneiras de fazer negócio e se comunicar. Ser resistente a mudanças em nossa atualidade não é uma característica, é um defeito grave que pode pôr em risco a empresa. Voltando ao exemplo que usamos nesse artigo, é escolher entre ser o Uber ou as empresas de Táxi.

Você lida com muita resistência para implementar inovação e tecnologia no marketing da sua empresa? Comente e compartilhe a experiência!