Zanini

Por Zanini em
1 de agosto de 17

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O que são os aplicativos nativos e como eles funcionam?

O que são os aplicativos nativos e como eles funcionam?

Se você já pensou em fazer um app, provavelmente ouviu falar dos termos “aplicativos nativos”, “aplicativos híbridos” e “web aplicativos”, não é mesmo? Enquanto você encontra muitos exemplos por aí de cada um deles, mais de 50% de todos os aplicativos móveis são nativos.

Portanto, aqui vamos aprender um pouco mais sobre eles e o que os torna tão populares. Acompanhe!

O que são aplicativos nativos?

Aplicativos nativos são os que foram desenvolvidos para uso exclusivo em uma plataforma. Ou seja, se falamos que um aplicativo é nativo para iOS, isso significa que ele foi feito tendo os dispositivos da Apple em consideração.

Como aplicativos nativos são escritos pensando em um OS (operating system, em  português, sistema operacional) específico, eles podem interagir e aproveitar dos recursos desse sistema operacional com proficiência, e também interagir com outros softwares instalados nessa plataforma.

Os aplicativos nativos são criados usando uma linguagem de programação específica da plataforma a qual são destinados, como Swift para iOS ou Java para Android. Por outro lado, web apps são criados usando os mesmos recursos que empregamos para fazer páginas web, como o HTML5.

Já um aplicativo híbrido é o resultado da mistura entre um aplicativo nativo e um aplicativo web. Você o instala como um aplicativo nativo, mas, na verdade, ele é um aplicativo web por dentro. Os aplicativos híbridos, como aplicativos da web, são criados com HTML e CSS e executados no Webview, um navegador simplificado em seu aplicativo.

Quais são as vantagens dos aplicativos nativos?

Por que a maioria das empresas opta por construir aplicativos nativos, apesar de eles serem os aplicativos móveis mais caros de se desenvolver? É por conta das muitas vantagens que eles têm para oferecer. Confira algumas delas a seguir:

Acesso máximo aos recursos do sistema operacional

Os aplicativos nativos podem acessar e utilizar com facilidade todas as capacidades internas de um dispositivo porque eles são desenvolvidos para uma plataforma específica, lembra-se?

Isso significa que esses aplicativos possuem o máximo acesso aos recursos específicos do sistema operacional, e de outros softwares instalados no dispositivo, podendo aproveitar ao máximo a plataforma.

Esse aproveitamento se dá na forma de interação com as tecnologias disponíveis como GPS, gravador, câmera, acelerômetro, leitor biométrico, entre outros.

Os aplicativos nativos ainda contam com acesso aos dados do dispositivo, como calendário, lista de contatos, galeria de imagens e documentos, o que pode ser uma grande vantagem.

Imagine que você tem um negócio de impressão de fotos digitais, por exemplo, e deseja criar um app para facilitar a vida do seu consumidor. Sem acesso à câmera e à galeria de imagens, é impossível oferecer todas as funcionalidades que você imaginou. Ponto para o aplicativo nativo, o único que pode suprir todas as suas necessidades.

Recursos offline

Sabe qual a grande vantagem do seu aplicativo não ser executado em um navegador? É que ele estará completamente disponível offline, em todos os momentos. Já que o conteúdo foi baixado e armazenado no dispositivo, não tem porque o usuário perder acesso só porque perdeu a conexão.

E esse acesso offline pode ser uma grande vantagem para muitos negócios. Quer ver?

Digamos que sua empresa investiu na criação de um jogo para aumentar o engajamento de seus clientes com a marca e promover interações. Mas o seu jogo só pode ser jogado quando os dispositivos estão online.

Isso seria um grande problema, afinal, quando é que usamos esse tipo de distração mais que nunca? Quando estamos em algum lugar em que a internet é lenta ou insatisfatória. Por isso, só um aplicativo nativo poderia cumprir essa função com excelência.

Eficiência

Os aplicativos nativos têm outra vantagem sobre a concorrência, e você sabe qual é? Sua alta eficiência. Apps nativos são mais rápidos do que apps web ou híbridos à medida que são desenvolvidos com as linguagens de programação e ferramentas específicas da plataforma.

Velocidade é um traço de usabilidade muito valorizado pelos consumidores e outro motivo pelo qual aplicativos nativos levam vantagem

Agora que você já conhece os aplicativos nativos e suas vantagens, que tal curtir a página da Za9 Comunicação Digital no Facebook? É por lá que você vai ficar por dentro das últimas novidades da tecnologia e desvendará todos os mistérios por trás dos apps.