Zanini

Por Zanini em
2 de junho de 17

Tendências de negócios digitais: 5 novidades que você precisa conhecer

Tendências de negócios digitais: 5 novidades que você precisa conhecer

Tendências de negócios digitais

Uma verdade inegável no mundo dos negócios é que para sobreviver no mercado é essencial se adaptar rápido, o que passa diretamente pelo uso da tecnologia.Pensando nisso, muitas empresas têm aderido ao mundo digital para se diferenciar da competição e encantar os clientes. Veja 5 tendências de negócios digitais que merecem a sua atenção.

1. Automação de marketing

Automação de marketing é uma estratégia que ajuda as empresas a acompanharem os clientes em potencial desde o interesse inicial até o momento de comprarem um produto.

Por meio de um processo automatizado, é possível oferecer o conteúdo certo no momento certo para cada possível cliente, fazendo com que ele se aproxime da compra.

Sobre os benefícios da automação de marketing, podemos citar:

  • aumento nas vendas;
  • melhora na retenção de clientes;
  • tíquete médio maior;
  • diminuição do custo de aquisição por cliente.

2. Aplicativos

Com o avanço da tecnologia móvel, nasceu uma oportunidade de negócio digital que rapidamente se transformou em tendência: a criação de aplicativos.

Seja qual for a tarefa a realizar,é questão de minutos até encontrar um aplicativo  —  gratuito ou pago  —  para ajudar.

Mas, por que os aplicativos estão entre as principais tendências de negócios digitais atualmente? Motivos não faltam, já que um app próprio traz tantos benefícios, como:

  • melhorar a experiência dos clientes;
  • fidelizar os clientes;
  • fortalecer a marca;
  • facilitar o recebimento de feedback;
  • entre outros.

3. Infoprodutos

O consumidor nunca teve tanto poder de ditar as regras numa negociação comercial quanto tem hoje em dia. Nesse cenário, a informação é fator-chave para tomar boas decisões.

Além disso, o chamado DIY (Do it yourself), expressão em inglês que significa “faça você mesmo” faz com que a demanda por conteúdo instrucional seja muito maior.

Por conta disso, os infoprodutos, que incluem uma variedade de conteúdos em formato digital  —  como e-books, newsletters e podcasts  — , estão mais forte do que nunca.

4. Serviços por assinatura

Antigamente, adquirir um produto automatizado, como um programa de computador, envolvia a compra de uma licença permanente que dava direito ao uso do software.

Hoje a situação é bem diferente, e a maioria das empresas que oferecem soluções desse tipo investem no modelo de SaaS (Software as a Service).

Os clientes pagam uma mensalidade e usam os recursos do produto enquanto quiserem, sem contratos longos ou licenças caras. A flexibilidade de uso e a possibilidade de escalar facilmente são os principais motivos dessa mudança.

5. Compra instantânea

Quando se fala em vender pela internet a ideia ainda é de montar um e-commerce, mas já é possível começar a compra mesmo antes de acessar uma loja.

Botões de compra nos mecanismos de busca e nas redes sociais são ótimas formas de aumentar as taxas de conversão e diminuir a barreira de venda, uma tendência em que vale a pena ficar de olho.

Por fim, entender quais são as principais tendências de negócios digitais e como elas podem impactar na relação da sua empresa com o consumidor moderno é o que ajudará a tomar decisões inteligentes de negócios e se manter relevante por muito tempo no mercado.

Gostou de conhecer essas tendências de negócios digitais? Assine agora a nossa newsletter e receba conteúdo relevante direto na sua caixa de email